domingo, 30 de setembro de 2012

Portifólio do Curso


                  Este portifólio foi criado   para   registrar as atividades produzidas ao longo do  Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC para professores, gestores e coordenadores da rede pública de ensino.  Turma Marta Maria - Feijó.

Atividade 1.2 Quem sou eu como professor e aprendiz ?


       
      Nesta atividade fomos levados a refletir sobre o papel do professor nesse cenário de mudanças. Como dizia Nóvoa: é impossível imaginar uma profissão docente em que práticas reflexivas não existam, levando-nos a refletir em nossa prática.
    Temos muito a aprender, temos que ser velozes para não continuarmos arraigados as tecnologias do século passado.  Temos a obrigação de acompanharmos essa rapidez na era das novas tecnologias. O professor deve ser o ser que está à frente destas transformações e incentivando o melhor uso delas. 

 Atividade 1.3 Tecnologia na Escola.


     Nesta atividade tivemos a oportunidade de realizar pesquisas na internet e ainda na escola em que trabalhamos sobre as tecnologias no âmbito escolar,  com certeza uma vantagem  para a aprendizagem dos educandos e também para os educadores. Por fim, foi  refletido sobre o tema Tecnologia na Escola e postada a atividade no diário de bordo.
Para Refletir:   "A escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes." Laudislau Dowbor
    As tecnologias enriquecem nossa aprendizagem, nos dando mais meios de ensinar. Temos hoje muito mais necessidade de conhecimentos em todas as áreas, pois estamos formando para contribuir com o futuro, por isso a escola deve pensar em organizar mais o conhecimento, não repetir a cada ano a cartilha de sempre, pois existe um grande volume de conhecimento, e a cabeça do aluno não tem que ser bem cheia, e sim bem feita. “A visão geral é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante” (DOWBOR, 2004).

 
Atividade 1.5 Mapa Conceitual de Aprendizagem.

      Nesta atividade foi realizado um resumo geral do conteúdo que já haviamos abordado nos encontros anteriores,  os conceitos, as palavras-chave e as ideias que fossem mais significativas seriam utilizadas para a produção do mapa conceitual. Assim, o tema para a produção do mapa seria a critério. E para isso, era necessário instalar nos computadores o programar software CampnTools. 
   Abordei o tema "Sociedade atual",  bastante sugestivo e abrangente, e foi postado na biblioteca material do aluno.
  Chamada por alguns de pensadores de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade de conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo, na atualidade, requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios.
 
 

Atividade 1.6  Webquest sobre o projeto de aprendizagem.

           Para realizar esta atividade foi preciso nos cadastrarmos no site http://www.webquestbrasil.org/criador/ e além do estudo da temática Projetos, o propósito com esta atividade é propocionar a experiência e a participação em uma webquest, despertando o enteresse para as possíveis aplicações com os educandos. Elas podem ser usadas como estratégias na transição entre práticas tradicionais para propostas onde o aluno possui um papel ativo, sendo o protagonista na construção do conhecimento.
        Fazer um   WEBQUEST  não é difícil, porém no 1º momento este nome assuta. Nesta atividade fomos levados a pesquisar e estudar muito a respeito da  WEBQUEST, as pesquisas foram realizadas na internet e no caderno de orientação do aluno do curso. Assistimos vários videos sobre   WEBQUEST, bem como analisamos várias  WEBQUEST publicadas na internet para podermos construir a nossa.
Atividade 2.3/2.4 Conceituando Hipertexto
      Para fazer esta atividade, navegamos na internet para pesquisar sobre o Conceito de Hipertexto, houve um debate sobre o tema e postamos no fórum. Os hipertextos são textos que reúnem informações que nos transporta por outro texto, palavras, imagens ou sons, cujo caminho se dá através de referências específicas denominadas links ou hiperlinks.
      O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Atividade 2.5 Criando portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio.
      Para realizar esta atividade foi necessário criar um blog no servidor da BlogSport para registrar ao longo do curso as atividades que foram desenvolvidas sobre as atividades realizadas, adicionando ainda  links de acesso. O nome e o endereço do blog foi postado no diário de bordo para que os demais colegas possam acessar.
Atividade 3.1 Contextualizando a mudança.

      Fomos levados a refletir sobre a prática dialógica com os alunos, bem como a habilidade de ouvir - los,  nesse ambiente de livre expressão que estratégias priorizo como professor e principalmente de que forma as tecnologias podem nos auxiliar. Para nos fundamentar nesta atividade discutimos a entrevista no sitio www.nota10.com.br  sobre o titulo: Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário